segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um parecer sobre os seminários...

Resolvi fazer uma breve síntese sobre os seminários de modo mais geral, as discussões levantadas a partir deles proporcionaram uma visão mais crítica quanto a Arquitetura em si e seus desdobramentos. Como também a interferência da cultura e economia na Arquitetura e vice versa.
Os seminários sobre o livro Lições de Arquitetura de autoria do Hertzberger colocaram em questão a noção de público e privado e também introduziu a idéia de intervalo. Além disso, expôs como a sociedade reage a eles, e como o espaço por sua imponência pode determinar o seu uso.
No terceiro seminário a discussão partiu de edifícios já existentes e a aplicação dos conceitos do livro do Hertzberger, fica claro na análise das obras que o edifício responde a questões levantadas no projeto, o espaço transmite e emite se bem executado a resposta aos anseios e vontades de quem o projeta.
No quarto seminário após a leitura dos textos propostos realizamos perguntas sobre as quais haveria uma discussão na tentativa de respondê-las, isto se entendeu ao quinto seminário, foram abordados temas como a função do Arquiteto na sociedade, as teses da Gestalt, a definição do termo designer e sua função e também a tecnologia que influencia a formação cultural e também a formação cultural como determinante da tecnologia.
Estes dois últimos seminários chamam a atenção mais uma vez sobre as sensações provocadas nas pessoas diante do espaço, e o uso da arte na arquitetura não no sentido plasticidade, mas no sentido do artifício para a transformação da realidade e a partir deste pressuposto a melhoria dos espaços.
O sexto seminário abordou a temática da área da antiga rodoviária de São João Del Rei e seu entorno, a idéia era que além de indicarmos referências ao livro do Hertzberger no local e também discorrêssemos sobre as conclusões a partir do questionário realizado no local e ainda aplicássemos atividades como a deriva, Le parkour , flesh mob e andássemos como flanêur, a maioria não realizou estas atividades. Mas mesmo assim o seminário correu com focos sobre as entrevistas e trocamos muitas idéias, das quais e a maioria delas foi fundamental na elaboração do projeto de intervenção.
Para finalizar o ultimo seminário que não ocorreu de fato, mas em que houve discussões internas de cada grupo tratou da teoria urbana, no sentido de planejamento urbano. Dentre os vários ramos que o planejamento urbano engloba está a questão dos impactos ambientais causados pelo adensamento populacional, a polarização das cidades (tanto no sentido cultural quanto físico), e o papel do profissional arquiteto diante de tudo isso.
Como conclusão percebe-se que os seminários trataram de temas variados mas que se relacionam de maneira direta. Eles muito contribuíram para a apreensão de conhecimento e enriquecimento do nosso repertório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário