sábado, 15 de agosto de 2009

Inspeção

No dia 12 de agosto de 2009 a turma de Arquitetura e Urbanismo da UFSJ visitou o Solar da Baronesa e a Rua da Cachaça e na cidade de São João Del Rei.
A proposta em um primeiro instante foi analisar e absorver informações gerais dos locais, assim como perceber as sensações que cada lugar oferece.

O Solar é um grande casarão, que faz parte do período colonial, ele se localiza na esquina da rua Getúlio Vargas com a Sebastião Sette.
No seu primeiro pavimento encontramos ambientes integrados, onde ocorrem as exposições. Podem ser percebidos vários tipos de materiais como madeira, materiais cerâmicos, pedras, além de plásticos (interruptores) na composição do local.
O teto possui forro branco,onde percebe-se ganchos espalhados,o que permite em exposições pendurar quadros ou outros objetos. Além disso uma iluminação mais baixa que permite maior foco de luz.
Há também um espaço que seve como auditório, nele encontam-se materiais acústicos para melhor qualidade do som.








A Rua da Cachaça é uma rua que possui casas do período colonial, é uma rua estreita com calçamento de pedras, lá não é permitido a passagem de carros. A maioria das fachadas conservam a sua forma original,entretanto algumas apresentam as janelas e portas vedadas.
Não foram colocadas grades em janelas,ou implantadas gargens, também não foram colocados postes de iluminação e tampouco lixeiras.
As edificações encontram-se em um enfileirado, sem muretas, sem divisões. Onde termina uma morada começa a outra. Quando se defronta com estas casas é possível perceber as fachadas tortas,tão mais tortas que a foto é capaz de reproduzir.





Nas fotos acima temos em primeiro momento a representação da rua que por ser curva em partes e quase linear em outras, apresenta trechos em que nem todas as fachadas aparecem.
Depois uma perspectiva na qual a rua parece ser sem saída por conta do Solar da Baronesa, é como se esse a fechasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário